Na última semana, o município de Salvaterra vivenciou um momento importante para a educação local com a conclusão do curso de aperfeiçoamento para professores do MUTIANO, voltado à atuação em turmas multisséries. A formação resultou na certificação de 36 profissionais da rede municipal, que agora estão ainda mais preparados para enfrentar os desafios da sala de aula e contribuir com a melhoria da aprendizagem.
“Olá, sou Marcos Mello, coordenador local do curso de aperfeiçoamento para professores do MUTIANO. Para nós, do município de Salvaterra, é uma grande satisfação poder receber esta turma que está se formando hoje. Esse momento só foi possível graças ao apoio da gestão municipal, em nome do nosso prefeito Valentim Lucas e da secretária de Educação, Graça Castro, que, com seu olhar sensível, atendeu às nossas demandas.”
A formação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), tendo como eixos principais as áreas de Ciências, Linguagens e Educação Matemática.
“Sou o professor Elielson Sales, do Instituto de Matemática e Educação Científica da UFPA, e estou aqui finalizando com o grupo de professores de Salvaterra esse importante curso voltado aos educadores que atuam com turmas multisséries. Os três grandes eixos trabalhados foram Ciências, Linguagens e Matemática, com foco na prática docente”, destacou o professor.
Os participantes também ressaltaram a importância da formação em suas trajetórias profissionais:
“Olá, meu nome é Jefferson Barbosa, sou da comunidade de Paixão e atuo como professor na Escola Quilombola de Paixão. Participei do curso de aperfeiçoamento em letramento e alfabetização nas áreas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, promovido pela SEMED em parceria com a UFPA. Esse curso foi muito importante para mim, pois me ajudou a repensar minhas práticas pedagógicas em sala de aula. Agradeço à SEMED, à UFPA e ao Instituto IEMCI por essa oportunidade tão enriquecedora.”
A Prefeitura de Salvaterra reforça, com essa ação, o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento do ensino público de qualidade, principalmente nas realidades mais desafiadoras, como as salas multisséries do município.
Prefeitura de Salvaterra — Aqui começa o Marajó. Aqui se fortalece a educação.