COVID-19: Vacinas chegam em Salvaterra

E o grande dia chegou. Salvaterra recebeu na manhã desta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina contra O covid-19. Eram por volta das 10h quando o helicóptero do governo do estado pousava no campo do Avante, que fica próximo ao grupamento do Corpo de bombeiros, trazendo a tão esperada vacina para a imunização, na bagagem um isopor contendo as 66 doses da vacina e um caixa com as seringas para a aplicação.

O Prefeito de Salvaterra, Carlos Gomes juntamente com a secretária de saúde do município, Gabriela Portal foram receber as doses enviadas pelo governo do estado e de lá já seguiram no carro do corpo de bombeiros pelas ruas da cidade para que todos pudessem conferir a tão esperada vacina.

No hospital Almir Gabriel, as primeiras três doses já foram aplicadas e o primeiro morador de Salvaterra a receber o imunizante foi a servidora pública, Almira dos Santos Chaves de 72 anos e que trabalha no município na área da saúde há mais de 43 anos.

O prefeito Carlos Gomes falou da importância da chegada das vacinas em nosso município. “Eu quero agradecer primeiro a Deus e segundo ao governador Helder Barbalho que fez um esforço para a chegada das primeiras doses da vacina em nosso município. Hoje o primeiro município do Marajó que está recebendo a vacina é Salvaterra e a primeira pessoa a ser vacina no Marajó também será de Salvaterra, que é a dona Almira profissional da saúde de nosso município. Quero agradecer também aos profissionais de saúde do nosso município, agradecer ao Major Diego do Corpo de Bombeiros e o Sub tenente Edval representando a Policia Militar nesse dia tão importante.

A servidora logo após tomar a vacina disse estar muito emocionada. “A gente fica muito ansioso de estar ausente… A gente se sente mais doente em nossa residência… Também levo meu afeto a todas as pessoas que perderam seus familiares e eu tenho muito a agradecer aos profissionais de saúde. Aqui nós somos uma família”. Disse a dona Almira dos Santos, mas conhecida como dona “Iáiá”.

O segundo salvaterrense a ser vacinado também foi uma mulher, mas dessa vez uma senhora que não trabalha na saúde do município. Dona Ilda, de 86 anos moradora da vila de Condeixa, recebeu a dose e ficou emocionada de estar podendo viver este momento tão importante. “Muito obrigado prefeito e a todos aqui… Deus abençoe a todos e tudo de bom na vida de vocês”. Falou dona.

Para finalizar, o senhor Abenor da Silva Amaral, morador da sede do município foi o terceiro a tomar a vacina. “Agradeço ao nosso governador Helder Barbalho, ao nosso prefeito e a todos da Saúde e irmãos que são os responsáveis, muito obrigado”.

A secretária de Saúde ficou muito feliz com a chegada da vacina e disse que mesmo com um quantitativo pequeno de doses Salvaterra representa o primeiro passo para vencer a guerra contra o COVID-19.

“As 66 doses que chegaram, disponibilizadas pelo governo Federal é o nosso primeiro passo para conseguir vencer a pandemia, e a gente espera, a partir disso, que a vacinação por etapa, ela seja a vitória que a gente necessita para conseguirmos voltar ao nosso cotidiano e voltarmos ao que a gente chama de normalidade na nossa vida, então estamos muito felizes e emocionados, é de arrepiar. Não dá nem para descrever a emoção que eu como profissional de saúde, como enfermeira que vivi a pandemia na pele sinto nesse exato momento”,

ASCOM SALVATERRA

Fotos: Paulo Cordeiro / Marcos Melo