PROJETO GELADINHO: Curso de Capacitação na confecção do Geladinho gourmet

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), o encerramento do projeto “Geladinho”, que estava sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social – SEMAS.

O Geladinho é um projeto piloto implantado pelo município criado com o intuito de capacitar famílias de baixa renda de diferentes localidades de nosso município, com o propósito de implementar a elaboração artesanal de geladinho gourmet, – sorvete caseiro, feito muitas vezes no liquidificador e que depois é transferido para saquinhos-, como complementação e alternativa de renda familiar, empregando materiais básicos e de fácil acesso, tencionando baixo custo final.

Para a Secretária de Assistência Social de Salvaterra, Madalena Gomes esse projeto é muito importante para fortalecer o vínculo entre a gestão municipal e a sociedade salvaterrense. “Ambos os lados ganham com um projeto como esse, que visa ajudar o cidadão de baixa renda através de novos conhecimentos que vão agregar na hora de obter mais uma renda para essas pessoas”.

O projeto geladinho faz parte de um projeto maior, intitulado de “Empodera Salvaterra”, que tem como objetivo dar autonomia as famílias que necessitam de uma renda extra.

Segundo Elenilson Silva Santos, Secretário Adjunto da SEMAS, o Empodera Salvaterra é um projeto macro, onde serão incluídos projetos menores. “O Projeto Empodera Salvaterra vai dar autoestima ao cidadão para que ele possa empoderar-se, tanto na venda, como no artesanato e em vários outros seguimentos da sociedade”, relatou o Secretário.

Pessoas selecionadas:

As 10 mulheres selecionadas para participarem desse projeto piloto fazem parte de perfis que estão dentro do CADúnico, perfis em situação de risco, ou de vulnerabilidade ou mesmo que estiveram prejudicadas financeiramente por conta da pandemia.

A SEMAS ainda se compromete a arcar durante o período de dois meses com o material utilizado no projeto geladinho, ajudando as participantes a se manterem durante esse período para que consigam arrecadar dinheiro suficiente nas vendas para continuar a confecção de novos geladinhos e isso torne-se uma renda familiar.

Ministração das aulas

João Felipe foi o professor responsável em ministrar as aulas de produção do geladinho gourmet, ele é morador de Salvaterra e estudante da Universidade do Estado do Pará – UEPA, no curso de Tecnologia de alimentos.

“A SEMAS sempre trabalhou em parceria com o SEBRAE e o SENAR, mas dessa vez procuramos o Campus universitário local para conseguir esse profissional que conseguisse dar essas aulas e em contrapartida ofertamos uma bolsa. Essa é uma maneira da gente valorizar a prata da casa”. Contou o Secretário Adjunto.

Superação

Iracuame Raiane Carneiro, moradora de Salvaterra foi uma das dez contempladas que receberam a oportunidade de fazer o curso de confecção do geladinho gourmet. Segundo ela, esse conhecimento adquirido vai ser muito importante para poder agregar mais uma opção em suas vendas. “Antes da pandemia eu vendia o chop tradicional e outros lanches pela rua, mas por conta da pandemia eu tive dificuldade nas vendas e tive que parar por um tempo, mas agora eu já estou motivada a continuar as minhas vendas e com mais essa opção”.  Disse Iracuame, que sustenta suas duas filhas e uma enteada com as vendas feitas nas ruas de Salvaterra.

Duração do curso:

O curso teve a duração de uma semana, com duas horas de aula.

Prefeitura de Salvaterra à serviço do povo!

Prefeito: Carlos Gomes