Salvaterra foi palco nesse final de semana para os 64º Jogos Estudantis Paraenses – Jogos da Integração envolvendo os municípios da região marajoara, em 6 modalidades divididas nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), masculino e feminino.

O nosso município contou com a maior delegação, com 14 escolas participando seguido de Soure com 4 escolas, Cachoeira do Arari com 2 e Curralinho também com 2 escolas.

Abertura:

A grande abertura aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (20) e contou com a presença das delegações dos 4 municípios marajoara. O momento mais aguardado da cerimônia foi a entrada da tocha olímpica que antes percorreu as ruas de Salvaterra até a sua chega ao Ginásio Municipal Raimundo Nonato, de onde fez sua volta olímpica nas mãos do aluno David Pamplona. Na oportunidade, o Prefeito Carlos Gomes, acompanhado dos secretários de Finança, Educação e Obras falaram um pouco da importância de um evento grandioso como os JEPs para o nosso município, que sediava pela primeira vez.

“Estou emocionada com um evento dessa magnitude e gostaria de parabenizar o nosso prefeito por ser o pioneiro em trazer um evento como esse para o nosso município. Parabéns Prefeito! ”. Discursou a Secretária de finanças, Grayce Gomes.

O evento de abertura teve seu encerramento com a parte cultural com a participação das meninas da ginástica rítmica do S Kelen Sarges e do grupo folclórico Carua-nã da vila de Jubim.

Jogos

Sexta: Os primeiros jogos já iniciaram logo após a cerimônia de abertura com o futsal masculina na categoria B envolvendo os municípios de Cachoeira do Arari e Salvaterra.

Sábado: O segundo dia de competições começou logo cedo com 5 das 6 modalidades iniciando em 4 lugares diferentes da cidade. Na Praia grande acontecia os enfrentamentos do vôlei de praia, no campo da Vila de Passagem grande acontecia os jogos de futebol, na quadra da escola Salomão Matos acontecia os confrontos do vôlei de quadra e no Ginásio Municipal os encontros dos times de futsal e handebol se revezavam durante o dia todo de competições.

Domingo: O último dia de JEPs teve a tão esperada Luta Marajoara, nas areias da Praia grande, com atletas de Cachoeira do Arari e Salvaterra em vários combates emocionantes. No ginásio as competições iniciaram pela manhã e entraram no turno da tarde com as finas e disputa do terceiro lugar do futsal e
do handebol. Encerramento e entrega de medalhas

Para os atletas e equipes vitoriosas as medalhas já estavam separadas e foram devidamente entregues. Ainda no horário da tarde os alunos do município de Cachoeira do Arari já recebiam suas medalhas antecipadamente
devido não haver travessia de balsa entre os dois municípios no horário da noite, que inviabilizava a permanência da delegação em nossa cidade.

Os demais atletas receberam suas medalhas em uma cerimônia especial com a maioria dos vitoriosos presentes na quadra, já no horário da noite. Os atletas e equipes vitoriosas agora aguardam a participação no super JEPs
que acontecerá na cidade de Castanhal.

Fotos: Paulo Cordeiro
Ascom/ Salvaterra