A reserva ecológica Mata do Bacurizal e do Lago Caraparú será transformada em Bosque Municipal, destinado à pesquisa científica, ecoturismo e proteção da biodiversidade em Salvaterra. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 7 de maio, durante Audiência Pública realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Oscarina Santos. O encontro contou com a participação de gestores do município, representantes do Governo do Estado, lideranças da sociedade civil e moradores da cidade.
Criada pela Lei Municipal nº 109/1987, e reafirmada pela Lei Orgânica de 1990, a área protegida foi a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral instituída por um município no Pará — antecedendo, inclusive, a criação das unidades estaduais. Situada na Região de Integração Marajó, em Salvaterra, abriga ecossistemas valiosos para a fauna e flora locais, além de desempenhar papel estratégico na preservação ambiental e no fortalecimento da identidade cultural marajoara.
A proposta de reclassificação para Bosque Municipal visa assegurar a conservação das áreas verdes urbanas, fomentar atividades de educação ambiental e viabilizar recursos para fiscalização e uso sustentável do espaço por moradores e visitantes.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Salvaterra, Igor Barros, explicou que a aprovação da comunidade durante a audiência é apenas o primeiro passo. O próximo será a criação de uma legislação específica para formalizar o Bosque Municipal, seguida da instalação de um conselho gestor com representantes da Prefeitura, sociedade civil organizada, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa.
Na abertura do evento, o diretor de Gestão da Biodiversidade do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Crisomar Lobato, apresentou a equipe técnica responsável pelos levantamentos e diagnósticos da unidade. Também foram entregues aos participantes materiais informativos, incluindo uma cartilha educativa sobre o espaço natural e sua importância para o município.